Vacina da Gripe 2016/2017
Já arrancou na USF a campanha de vacinação contra a Gripe, decorrendo a mesma durante todo o Outono e Inverno. No âmbito desta campanha, a vacina será gratuita para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e para pessoas residentes ou internadas em instituições, sem necessidade de receita médica ou de pagamento de taxa moderadora.
Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias através de receita médica e com comparticipação de 37%. As receitas médicas nas quais seja prescrita a vacina contra a gripe são válidas até 31 de dezembro do corrente ano.
Quem deve ser vacinado?
A vacina da gripe está recomendada para os seguintes grupos:
- Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, particularmente se residentes em lares ou outras instituições.
- Grávidas, para proteção de uma eventual evolução grave da doença durante a gravidez e para proteger os seus bebés durante os primeiros meses de vida.
- Doentes, com idade superior a 6 meses (incluindo grávidas e mulheres a amamentar), que apresentem doenças crónicas cardiovasculares, pulmonares, renais, hepáticas, hematológicas, metabólicas, neuromusculares ou imunitárias
- Coabitantes e prestadores de cuidados a crianças cuja idade não permita a vacinação (< 6 meses), e que tenham risco elevado de desenvolver complicações.
- Coabitantes de pessoas consideradas atrás quando estas não possam ser vacinadas ou tenham imunodepressão moderada ou grave.
- Pessoal dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados com contacto direto com as pessoas consideradas atrás, mesmo que estas estejam vacinadas.
- Pessoal de infantários, creches e equiparados
Para mais informações, consulte o site da DGS ou a Orientação 4/2016



